"A jornada rumo à totalidade não é algo que se possa fazer da noite para o dia. É uma dança composta de vários passos, com muitos parceiros, muitas voltas e rodopios, muitas músicas, muitos estilos. Ela é imprevisível. E leva tanto tempo quanto for necessário."

quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval : festa dionisíaca


Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades comoNice, Nova Orlenas, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finnlândia.

O carnaval de Salvador está no Guiness Book como a maior festa de rua do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.

Então ouse, vista-se da maneira mais alegre e divertida que o seu coração permitir e vamos cair na folia!

2 comentários:

  1. Andréa,
    Adorei o blog...Vou usar a frase para a minha vida...Vamos atualizar, hein?! Não deixe de escrever mais. Beijos. Te amoooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Andréa,
    Poderia falar um pouco sobre os dramas carnavalescos..Obrigada

    ResponderExcluir