"A jornada rumo à totalidade não é algo que se possa fazer da noite para o dia. É uma dança composta de vários passos, com muitos parceiros, muitas voltas e rodopios, muitas músicas, muitos estilos. Ela é imprevisível. E leva tanto tempo quanto for necessário."

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CROMOTERAPIA: Um arco-íris de benefícios!


Por Paola Martins (bailarina, blogueira e jornalista)

Olá meninas!
As cores podem nos ajudar e muito. Elas atuam nos órgãos de percepção, alterando a mente e as emoções, além de ampliar nossa energia vital promovendo a cura mental e espiritual.
As cores motivam, estimulam e energizam nossa circulação cerebral através do elemento fogo que elas tem, elas também podem estimular manifestações emocionais intensas como a raiva, no seu aspecto negativo.
Por isso é bem interessante conhecer como cada cor atua e as funções de cada uma para depois aplicar esse conhecimento na pintura de ambientes, nas roupas, etc. Então vamos lá conhecer melhor algumas cores e como elas ajudam na nossa saúde:
Azul: regeneradora, sedativa, analgésica e equilíbrio cromoterápico. Atua nos nervos, músculos, artérias, veias, vasos e pele. Também é responsável pela limpeza da aura e elimina influências espirituais. Essa cor remove o excesso na aplicação de outras cores.
Verde: antisséptica, anti-infecciosa, previne doenças,  dilata o sistema circulatório, muscular e em partos, relaxa o sistema nervoso e chacra frontal, regenera órgãos internos e isola área evitando a disseminação de infecções.
Rosa: ativa a corrente sanguinea, purifica as toxinas da corrente sanguinea e estimula o chacra esplênico. O excesso dessa cor pode alterar a pressão arterial.
Amarelo: reativa o sistema muscular e pele, fortifica os tecidos, tonifica e estimula o sistema nervoso, estimula os  músculos e órgãos internos, desintegra cálculos biliares e renais, amplia o intelectual (se usada sobre o chacra frontal), regenera problemas nos ossos.
Lilás: Cauteriza processos infecciosos em geral  (trabalha junto com o verde), higieniza (bactericida) e estimula (controla a anemia).
Laranja: energiza e atua em traumatismos ósseos e musculares, além de eliminar a taxa de gordura da corrente sanguinea.


 *Todas essas informações foram extraídas do livro “Ayurveda- A ciência da longa vida” do Dr. Edson D'Angelo e Janner Rangel Cortês,  indicado pela nossa querida professora Andrea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário